Pé na estrada

Amanheceu bem frio e agora, já entrando no trem que me levará de Munich para Meitingen, começou a nevar. Hoje é dia do primeiro concerto da temporada internacional que já acontece há 10 anos.
Tudo começou com um contato por email de um alemão apaixonado pelo violão brasileiro, o Frank Burkhard que por aqui na Alemanha é mais conhecido como ”Frank do violão”. Na mensagem, ele me pedia partituras de algumas músicas e me perguntava quando eu tocaria na Alemanha. Eu respondi que adoraria mas que não tinha nenhum contato nesse país que pudesse organizar meus concertos. Ele imediatamente passou essa informação para um amigo que se propôs a
organizar uma pequena turnê, que veio a acontecer dois anos mais tarde.
Daí pra frente, tenho vindo quase todos os anos para a Alemanha, e quando não venho para cá, vou para a Bélgica, outro país que recebeu meu trabalho de braços abertos. Este ano, como na maioria das vezes, tocarei nesses dois países e depois da fase Belga, farei meu primeiro concerto em Portugal, que se tudo der certo passará a fazer parte do circuito anual.
Uma turnê européia é realmente um charme. Você conhece lugares maravilhosos, come e bebe verdadeiras maravilhas e toca para um público extremamente refinado em termos culturais. Mas não se engane. Uma viagem dessas é muito cansativa.
