bio

Tendo nascido no Rio de Janeiro e vivido a primeira infância em Pirassununga no interior de São Paulo, o violonista, compositor e arranjador, com 14 CDs gravados, Ulisses Rocha é um dos violonistas mais influentes de sua geração.

Dono de um estilo inconfundível, transita entre os mundos da música brasileira,da música erudita e do jazz, sendo reconhecido principalmente pela sua versatilidade, evidenciada nas apresentações como solista, em pequenas formações como duos outrios, ou ainda ao lado das principais orquestras sinfônicas do País.

Em sua discografia fica clara a busca pela ruptura das fronteiras determinadas pela tradição do instrumento, pesquisando timbres, experimentando a relação entre o violão na forma acústica e associado a recursos eletrônicos, fundindo influências redimencionando sua utilização.

Em suas frequentes turnês internacionais, reveza-se nas funções de solista e professor, apresentando-se em recitais e master classes nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Bélgica, Holanda, Polônia, Rússia, França, Suiça, Croácia, Lituânia, Síria, Kwait, Japão, Paraguay e Zimbabwe dentre outros.

Além do trabalho próprio já participou de concertos e gravações ao lado de artistas como Al Di Meola, Cesar Camargo Mariano, Eliane Elias, Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal, Margareth Menezes e Gal Costa.

Ulisses foi indicado para o prêmio Brazilian Press Awards 2016, dedicado aos artistas brasileiros mais destacados no cenário artístico Americano.

Além de sua atuação como artista, desempenha importante trabalho na área didática como professor Doutor do Departamento de Música da Unicamp, e como professor convidado na University of Florida, onde residiu por 5 anos.